quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

meu alfabeto 2


Abacate
Fruta grávida. Mas você me dirá que todas as frutas são grávidas de sementes mas isso no abacate é bastante perceptível. Símbolo materno. Polpa esverdeada rica em óleo e produtos de beleza Fica bem nas saladas, nas guacas moles doces e salgadas, nas vitaminas e nos sorvetes, Se cai na cabeça da gente, a gente perdoa. Macacos adoram e pássaros também. Encontrada em todo o Brasil, em tamanhos e cores variados. Símbolo do que é tropical. As flores de abacate são típicas e tão verdes quanto ele. Em inglês é avocado que me lembra advogado (o deve ser das frutas todas). Minha mãe sempre me conta que nasci com a boca aberta por causa de um desejo contrariado: ela queria comer abacate e não conseguiu durante a gravidez. Então, antes mesmo do leite materno, abacate batizou meu lábios. Deve ser por isso que não abro mão de abacate semiverde em cubinhos misturado com arroz branco.

Nenhum comentário: